sábado, 18 de abril de 2020

JOCIMAR DANTAS DE ARAÚJO


PADRE JOCIMAR

Natural de Jardim do Seridó-RN, nascido a 7 de maio de 1977, atual prefeito de sua terra natal, que tem como companheiro de administração o vice-prefeito José Anchieta Rodrigues de Moura, natural de Jardim do Serido, nascido a 3 de junho de 1954.

    Filho de família humilde, o Padre Jocimar Dantas de Araújo, prefeito de Jardim do Seridó, é o segundo filho do agricultor Joaci Costa de Araújo e da professora Maria de Lourdes Dantas de Araújo, sendo irmão de Joaci Costa de Araújo Filho e Justiniano Batista de Araújo Neto. Descendente pelo lado paterno da tradicional e numerosa família Dias de Araujo, Procópio da Costa e Rodrigo de Medeiros e pela parte materna da família Dantas, da Viração. Além do carinho familiar, e em virtude de sua mãe exercer a atividade de professora, Jocimar foi criado por Maria de Fátima Silva, pessoa que ele aprendeu a amar e respeitar. 
     Jocimar nasceu para Deus, pelo batismo, na Pia Batismal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sendo seus padrinhos: Marcelo Vitorino Dantas e Maria das Graças Dantas. Foi  emergido nas águas batismais em uma das Missões de Frei Damião por um Frade Franciscano. Atuou como coroinha do reverendíssimo Padre Ernesto da Silva Espínola, seu  Padrinho de Crisma e quem o encaminhou ao Seminário Santo Cura d’Ars.
Os anos de sua infância transcorreram todos na cidade de Jardim do Seridó-RN, onde Jocimar brincava com os seus contemporâneos da Avenida Dr. Fernandes. Filho de agricultor, ajudava  seu pai nas lidas rurais no Sítio Volta, juntamente com seus irmãos. Estudou as séries iniciais no Grupo Escolar “Antônio de Azevedo” e no Centro Educacional “Felinto Elisio”, seguindo posteriormente para o Colégio Diocesano Seridoense, onde concluiu o 2º Grau, hoje Ensino Médio. Cursou Filosofia em Cajazeiras-PB e Teologia no Rio de Janeiro-RJ.
         Retornando ao sertão do Seridó, foi designado Diácono, na cidade de Acari, colaborando com os trabalhos pastorais do Padre Raimundo Sérvulo da Silva (Hoje Monsenhor Capelão do Santo Padre). Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 19 de maio de 2005, Festa de São José, patrono da Santa Igreja, Chefe da Sagrada Família. Recebeu o sacramento da ordem pelas orações consacratórias de Dom Jaime Vieira Rocha, então Bispo da Diocese de Caicó-RN , juntamente com os presbíteros Padre Célio Azevedo do Nascimento e Padre Jaime Francisco da Silva. Celebrou sua 1ª Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó.
      Após sua ordenação, foi designado vigário paroquial de São José do Seridó-RN, assumindo, em seguida, a função de administrador paroquial, graças ao trabalho pastoral que estava desenvolvendo. Foi no Altar do Senhor que o povo de Jardim do Seridó-RN  foi buscar o seu prefeito. Atendendo ao chamado dos jardinenses, o Padre Jocimar se licenciou das funções paroquiais, tornando-se candidato a prefeito de sua terra natal, em uma campanha vitoriosa de “Fé e Esperança”. “Minha candidatura foi uma convocação do povo. Como padre, eu me sensibilizei com a situação social da população de minha cidade natal”. Eleito, Padre Jocimar tornou-se o 4º prefeito padre de Jardim do Seridó.
Em 2012, Padre Jocimar lançou-se candidato à reeleição, tendo como companheiro de chapa o médico, Dr. Anchieta, numa aliança entre os partidos: PMDB, PT, PDT, PR, PV e PCdoB. O prefeito reeleito fez uma campanha pautada na importância de continuar com os avanços conquistados nos últimos anos e venceu as eleições, obtendo 4.796 votos no dia 7 de outubro.
Portanto, no 1º de Janeiro de 2013, Padre Jocimar Dantas de Araújo entrou para história política de Jardim do Seridó, como sendo o primeiro prefeito reeleito a tomar posse no Poder Executivo deste município.
      Padre Jocimar trás no sangue o gosto pela política, uma vez que, descende de duas famílias de políticos da região do Seridó: os Costa e os Dias. Vários dos seus antepassados foram vereadores da cidade de Jardim do Seridó, como: Francisco Procópio da Costa Neto, André Dias de Araújo, Francisco Dias de Araújo, Antônio Basílio da Costa, dentre outros. Seu pai, Joaci Costa de Araújo exerce com dignidade, por várias legislaturas, o mandato de vereador, inclusive, chegou a ocupar o cargo de presidente do legislativo jardinense.   
          Amante das coisas da terra, Padre Jocimar tem na cultura popular, uma admiração sem limite. Por mais simples que seja, observa que o sertanejo é semelhante ao algodão mocó, isto é, puro, limpo, valioso. Incentivador da cultura popular, tem na Festa dos Negros do Rosário uma bandeira de “até morrer vos ei de sempre amar”, como diz o refrão do Hino de Nossa Senhora do Rosário.
       De mãos dadas com o povo, o Padre Jocimar assumiu a administração pública da cidade de Jardim do Seridó, em meio a uma gigantesca dívida de mais de  um milhão de reais e salários dos servidores municipais atrasados em relação ao mês de dezembro de 2008, legados pelo ex-gestor.
        “Eu tenho um compromisso com o povo mais simples da minha cidade, as pessoas humildes, de quem eu me orgulho e faço parte. Vencemos as elites e os poderosos, mas sei que a responsabilidade é grande. Sou um padre, sou um servo de Deus e um servidor do povo, por isso tenho conseguido vencer os desafios”, afirma o prefeito.
       Apesar das dificuldades, a gestão do Padre Jocimar tem se destacado pelo zelo para com a coisa pública, evitando gastos desnecessários e avançando em diversos setores: Educação, Assistência Social, Agricultura, Saúde e Infraestrutura. É importante destacar as obras de pavimentação e drenagem, construção da creche modelo, UBS e casas populares no Bairro Baixa da Beleza, além da aquisição de equipamentos e veículos novos para o município.
        "As obras de pavimentação e drenagem de várias ruas, na administração anterior e nessa atual, foram e estão sendo realizadas com recursos próprios e do Governo Federal. A população não precisou e nem precisa se humilhar, fazendo rifas e bingos para ver a sua rua calçada", destacou Padre Jocimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O XXI BLOG DO STPM JOTA MARIA, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 1961, POLICIAL MILITAR DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR. SERVI NA PMRN POR 30 ANOS, PASSANDO POR TODAS AS GRADUAÇÕES, DESDE SOLDADO A SUBTENENTE. AMO A CORPORAÇÃO PROVA ESTÃO NOS 260 LINKS INSTALADO NO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs